quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Almanaque Temático: Mauricio - com a Turma


Hoje eu venho falar sobre o Almanaque Temático: Mauricio - com a Turma, lançado em homenagem aos 80 anos do Mauricio de Sousa, republicando histórias com sua participação (ou uma ou outra com participação de roteiristas). Destas, destaco: "Um Aniversário Festejado", "Cadê a boca", "Sogros e Cunhados", "A Força da Mônica", "Os Solteiros", "Como surgem as histórias", "A Personagem Secundária" e "Rainha por um dia" (essa que eu considero a melhor história da Turma da Mônica, superando até a própria Umbra \o/).


Na história "Um Aniversário Festejado", Mauricio volta para casa depois de seu aniversário (na revista original, de 70 anos) e os personagens preparam uma festa surpresa para "ele". Porém, os primeiros que aparecem estão no traço dos anos 1960, e logo vão evoluindo até chegarem ao traço atual. É uma história boa.

Em "Cadê a boca", Magali acorda sem boca e tenta procurá-la junto com Mônica.

Em "Sogros e Cunhados", vários pais/irmãos de paqueras do Titi aparecem e o cumprimentam na frente da Aninha. A não ser que esses sogros, cunhados e paqueras sejam baseados em funcionários do estúdio, não entendi porque essa história foi republicada aqui, já que não vi o Mauricio em nenhum lugar...


Na história "A Força da Mônica", Mônica é chamada para resolver vários problemas relacionados à força, e depois no fim mostra o Mauricio carregando as sacolas na ida à feira dizendo que queria ser mais forte.

Em "Os Solteiros", são mostrados personagens do Mauricio que têm problemas quanto ao casamento, como Horácio, Piteco, Zecão e Astronauta. No fim, é mostrado o Mauricio com dificuldades em cuidar dos filhos (Marina, Mauricinho e Mauro) e lavar a louça.

Na história "Como surgem as histórias", é mostrado um roteirista tendo ideias para uma história ao ver situações do cotidiano.


Em "A Personagem Secundária", Denise vai reclamar do Mauricio por não ter tanto destaque nas histórias (essa história não seria publicada hoje em dia, não mesmo xD).

Na história "Rainha por um dia", Mauricio acaba ficando doente (ele é empacotado por um pacote de presentes e acaba ficando doente) e nomeia Mônica para ficar em seu lugar no estúdio, já que Alice está viajando. Com isso, Marina fica no lugar dela; Cebolinha entra para a equipe de roteiristas; Magali participa de uma reunião com empresários japoneses; Cascão cuida da arte-final; e o Rolo tenta desentalar o Jotalhão no banheiro. A história é toda muito boa, cheia de gags, e com a participação de várias pessoas do estúdio - destaco Emerson e Flávio.


Sempre gostei dessa história e é por isso que nomeei ela como a melhor história de toda a Turma da Mônica, superando até as da TMJ, como Umbra! \o/ Sério, eu adoraria escrever uma história dessas, com a turma cuidando do estúdio... #MelhorHistóriaEverRainhaPorUmDia

Ah, e pra quem estranhou o sumiço do Robson na história, tá aqui a explicação: