domingo, 18 de outubro de 2015

Mauricio - O Início


Nesse post falo sobre o recente livro Mauricio - O Início, que republicou três livros de 1966 do Mauricio: A Caixa da Bondade (com histórias de Niquinho, personagem que ficou só nesse livro, e do Chico Bento), Astronauta no Planeta dos Homens-Sorvete (Astronauta e Zé da Roça) e Piteco (este e Penadinho contra o Caçador de Cabeça).


Curiosamente, os três livros foram feitos em cinco dias. Não cinco dias cada um, todos os três foram feitos em cinco dias. O_o

Bom, a primeira história é a do Niquinho (a da Caixa da Bondade). Nela, dois "homens maus" enganam o garoto (que é pobre e sua mãe, desempregada) e dão a ele uma "Caixa da Bondade", dizendo que há bondade dentro da caixa, e ele acredita. A história, tanto no que eu contei quanto depois, é muito boa.


Sobre os desenhos dessa primeira história, estavam diferentes (nos comentários, Mauricio revelou que foram inspirados nos desenhos do estúdio UPA (de curta-metragem).

Na história do Chico Bento, ele é apresentado no começo (parecendo até sua estreia :P), sendo essas cenas seguidas por uma "sessão de histórias" da Vó Dita. À noite, ele começa a ouvir barulhos e acha que as assombrações estavam por ali...


A história do Astronauta começa no planeta dos homens-sorvete, até que dois "foguinhos" aparecem e os habitantes dali começam a derreter. Depois, também surge o Astronauta, e os homens-sorvete pedem ajuda.


Em Zé da Roça ...e o dragão que não existia, ele e o Hiro acabam encontrando um dragão na mata e ficam morrendo de medo, até que o dragão se lamenta por ninguém acreditar nele (inclusive os dois meninos, que acham que era só uma visão). À noite, o dragão vai à casa de Zé e se lamente, e o garoto promete encontrar uma solução para seu problema.


Na história do Piteco, ele se afeiçoa a um dinossauro e tenta lutar para que ele não seja comido pelo povo de Lem. É mais uma das histórias em que [SPOILER] o Piteco e seus amigos descobrem as frutas... São incontáveis! :P

Já metade da história do Penadinho é de apresentação dos seus amigos. A outra metade, é com o Penadinho indo falar com o "Caçador de Cabeça", que está atrás do cabeça do Cranicola. Nessa história, há alguns balões.


Enfim, um bom livro com muitas histórias clássicas e sem os personagens principais do Mauricio na época, Cebolinha, Franjinha e Bidu - isso porque ele estava com planos de lançar livros com eles.

Bom, é isso. Acho que ainda essa semana sai um post sobre a incrível saga A Estranha História de Sarah.