terça-feira, 16 de setembro de 2014

Graphic MSP Bidu - Caminhos

Nessa postagem comento sobre a Graphic MSP "Bidu - Caminhos" lançada em agosto pela MSP.

A história, escrita por Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, conta como Bidu e Franjinha se conheceram. A trama e a arte são lindas e emocionante.

Mas há um porém: Sidney Gusman deu um desafio à dupla de criadores: as falas dos cachorros deveriam ser em forma de desenhos. Ponto negativo. Até que ficou legalzinho, mas seria muito melhor com falas. Algumas falas nem deu pra entender direito.

A forma como os autores trabalharam com os balões de fala dos humanos foi ótima. As onomatopeias nem tanto, porque elas eram tão "cenário" que às vezes não dava para lê-las.


Além disso, teve a participação especial da Mônica, Jeremias e Titi. Não gostei, porque 1) os desenhos ficaram ruins; 2) o álbum deveria ser só com gente da Turma do Bidu (nem o Franjinha devia ter aparecido. Ele é da Turma da Mônica, ué).

Agora, voltando ao enredo da graphic, é bonito e emocionante, mas eu acho que ficou meio... forçado. Bidu viveu uma "aventura" distinta da história do Franjinha, e nas últimas cinco páginas ia parar na casa dele porque havia um caixote (detectando referências...) com cama e comida dentro. Ficou bem nada a ver. Mas, apesar disso, a cena agradou - e muito. :)

Outra coisa: quem é aquela menina dona do Duque, gente? O Duque é o cachorro do Titi! Bem que a MSP podia ser um pouco mais cuidadosa com essas coisas... Tem milhares de histórias onde o Xaveco diz que não tem nenhum bicho de estimação, sendo que ele tem DOIS (Ximbuca e Zé Esquecido) e o Dudu diz que não tem nenhum, sendo que ele tem o Bufa.

E agora, vamos à análise das edições (créditos ao WoTMJ, que também faz assim):

Pontos positivos:

. A arte dos cachorros, do Franjinha, da sua mãe e do cenário (além da dona do Duque e dos figurantes) tá linda
. A referência à primeira tira do Bidu
. As cenas com Franjinha vendo Bidu na rua e sua mãe achando que não era nada. Foram lindas :)
. O "protótipo" do Franjinha
. Os balões de fala

Pontos negativos:

. A dona do Duque. Ele tem um dono, o Titi
. O álbum é da Turma do BIDU, e não devia ter as aparições dos personagens da TM (só o Franjinha e sua mãe, no caso)
. A arte do Jeremias, Titi e Mônica
. O Bidu todo desconfiado do Rúfius

A nota geral é 8,3.